O tema da semana é a importância da integridade do sistema gastrintestinal para a nossa saúde integral.
Semana passada falamos das propriedades antixoxidantes da Pariparoba, super importantes no combate aos radicais livres. Hoje vamos aprofundar um pouco mais o assunto, linkando com a importância da saúde do nosso sistema gastrintestinal. Afinal é no intestino que temos a maior quantidade de radicais livres, exatamente por ele ser o órgão mais vulnerável do nosso organismo. Está permanentemente exposto aos alimentos que – de acordo com nossas escolhas – tanto podem ser saudáveis e antixoxidantes como detonadores da formação dos perigosos radicais livres.
Atualmente as pesquisas científicas concluem que a origem da maioria dos distúrbios está no fato de que produzimos radicais livre demais como resultante de maus hábitos alimentares e do estilo de vida que adotamos, cheio de estresse e agentes que aumentam a formação desses radicais como: o ar-condicionado, forno de microondas, telefones celulares entre outros.
Portanto é de suma importância cuidarmos da saúde do nosso intestino que a pesquisa cientifica hoje identifica como sendo nosso Segundo Cérebro tal a sofisticada inteligência com que conduz nosso processo de digestão e absorção de nutrientes, de forma independente do Sistema Nervoso Central. Até porque na fase embrionária, cérebro e intestino humanos provem da mesma camada germinativa primária – o ectoderma – que também dá origem à pele, unhas e órgãos externos dos sentidos.
Vale ressaltar ainda a importância do nosso intestino na produção de serotonina. Isso mesmo! Esse neurotransmissor, nosso velho conhecido, responsável pela alegria de viver. Ou seja não é exagero afirmar que a infelicidade pode acontecer na forma de uma depressão ou mau humor constante, a partir de um problema gastrintestinal. Até porque já existem pesquisas muito atuais dando conta de que a serotonina não é fabricada apenas no cérebro, mas também no intestino. Pasme, com este número: cerca de 90% da serotonina do nosso organismo é produzida no intestino.
O que fazer então com esta informação? Informação que na verdade já era conhecida pelos povos do Oriente, por exemplo os indianos que utilizam o Ayurveda como forma de vida e saúde. Também as nossas avós cuidavam dos intestinos com clisteres de limpeza e purificação, sem esquecer de desverminar sua prole semestralmente. Ainda hoje as mamães são orientadas a manter vigilância constante sobre as evacuações de seus bebês, mesmo que depois este assunto desapareça a partir da primeira infância quando as fezes precisam ser eliminadas e escondidas a todo custo.
Como você vê então tem muito assunto no quesito sistema gastrintestinal, desde combate aos radicais livres, passando pela alegria de viver, obesidade e até questões das relações que a nossa cultura nos impõe na relação com as eliminações orgânicas do alimento que ingerimos.
A idéia aqui então é de forma simples e resumida dar dicas de como cuidar do nosso intestino de modo a contribuir na diminuição dos radicais livres, aumentando a ingestão dos alimentos antixoxidantes e claro sempre lembrando da importância de minimizar os fatores de estresse.
A recomendação dos muitos pesquisadores dedicados a causa da saúde via alimentação/ estilo de vida é adotar uma alimentação orgânica, variada, de preferencia integral, rica em fibras e minerais como zinco, magnésio, selênio entre outros. Orgânica porque nos livramos dos agrotóxicos e do excesso de fertilizantes químicos tão prejudiciais à nossa saúde. Integral porque no refino dos grãos são descartados, além das fibras vitaminas e minerais importantes.
Assim eu convido você a fazer um exame do que come hoje e verificar se a base da sua alimentação são as frutas, legumes e verduras e grãos integrais. Não é necessário se tornar um vegetariano – se você não quiser – mas reduzir a ingestão de carnes vermelhas é algo a ser considerado. A proposta é adotar uma alimentação balanceada e nutritiva, eliminando o excesso de farinha de trigo comum e o açúcar branco porque são alimentos refinados que contem cádmio, um mineral antagonista do zinco por exemplo.
E aí consegui despertar pelo menos sua curiosidade em saber mais sobre o seu sistema gastrintestinal? Em caso positivo deixe seu comentário abaixo ou me mande um email. Temos muita coisa interessante para descobrir juntos.
Espero verdadeiramente despertar o desejo de cuidar melhor do seu sistema gastrintestinal. Os ganhos são fabulosos em termos de saúde e qualidade de vida porque melhorará seu sistema imunológico, retardando os sinais de envelhecimento com mais bom humor e disposição.
Grande abraço, ótima semana e até o próximo post.
Miga , ai ler lembrei de um dos Professores de Medicina Chinesa. Ele comentava sempre sobre o cuidado com prisão de ventre …como estavam presos …chamava de os enfezados .
Dai o mau humor , Raiva etc…
Beijins
Boa lembrança miga! kkkk
muito interessante, eu já sabia da importância do intestino na saúdr, mas aprendi muito mais
Gratidão por seu contato Maria Luiza! Assine meu blog e vamos aprendendo juntas. Abraços e ótima semana!
Muito interessante. É um assunto que me interessa muito.
Fico feliz que tenha gostado Lea! Vou escrever mais sobre o assunto. Gratidão por assinar o meu blog. Vou escrever mais sobre o assunto.